O nível de preparação da 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico (OEACP), agendada para Dezembro deste ano, esteve recentemente em análise, durante um encontro de trabalho mantido entre uma delegação encabeçada por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, e outra liderada por Sua Excelência Embaixador Georges Rebelo Pinto Chikoti, Secretário Geral da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico.

No referido encontro, foram passados em revistas detalhes que têm a ver com acomodação, logística, segurança, interpretação, a intervenção da diáspora, os locais onde serão realizados os eventos paralelos à cúpula dos Estadistas, bem como todo o protocolo inerente à organização.

O Secretário Geral da OEACP manifestou-se interessado em saber em que medida todos os aspectos organizativos estão efectivamente acautelados, tendo recebido a garantia positiva da parte angolana.

De acordo com a organização, todos os pormenores estão a ser tradados para que a X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico seja de facto um marco histórico para Angola e para África.

Sob orientação de Sua Excelência Ministro Téte António, a comitiva da OEACP recebeu as explicações detalhadas dadas pelo Embaixador  José Guerreiro Alves Primo, na qualidade de Coordenador da Comissão preparatória da referida Cimeira.

A X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico (OEACP) realizar-se-á em Luanda, de 06 a 10 de Dezembro do presente ano.

Esta cimeira será a primeira a realizar-se depois da transformação do Grupo ACP em Organização Internacional, o que aumenta a responsabilidade do país para a afirmação deste novo estatuto.

A Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacifico é uma organização internacional, resultante da evolução do Grupo ACP, que congrega 79 Estados -membros oriundos de três continentes.