OEACP aspira ordem mundial mais inclusiva e equitativa 

O secretário executivo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), Georges Chikoti, defendeu a reforma da ONU e das suas agências, tendo em vista uma ordem mundial mais inclusiva e equitativa.

Durante a cerimónia de abertura da 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que decorre em Luanda, Georges Chikoti disse que o mesmo (reforma) aplica-se a outros organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio.

 

Na cerimónia, na qual Angola assumiu a presidência rotativa da OEACP, por três anos, Chikoti  advogou também a revisão da arquitectura financeira global a fim de assegurar um acesso simplificado a subvenções e a recursos de ajuda.

O secretário –geral da OEACP considerou essencial a revisão do Acordo de Paris e que os países desenvolvidos sejam obrigados a contribuir para a redução do aquecimento global até ao final deste século.

Acrescentou que estes devem ainda capitalizar, urgentemente, o novo fundo de perdas e danos, entregando os seus biliões de dólares pendentes até 2023, duplicando as finanças de adaptação e aumento do apoio ao desenvolvimento e transferência de tecnologia.
 

África, Caraíbas e Pacífico