Fóruns vão alimentar resultados da Cimeira

A 10ª  Cimeira da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que arrancou terça-feira em Luanda, com uma exposição do país anfitrião e um evento entre os pares, organizado pelo Banco Mundial,  será marcada por quatro fóruns, nomeadamente, o  da Juventude, da Diáspora, das Mulheres e dos Negócios.

Os fóruns que vão anteceder a reunião de Chefes de Estado e de Governo que acontece na sexta-feira e sábado, vão alimentar os resultados da Cimeira. Para o chefe da diplomacia angolana, Téte António, "Isto significa que o que será discutido no Fórum da Juventude, da Diáspora, das Mulheres e dos Negócios, deve necessariamente impactar os resultados da Cimeira, incluindo a Declaração final que está em negociação”.

O Fórum de Negócios será uma oportunidade para partilha de experiências entre os empresários e não só dos Estados –membros. Será também um momento para se abordar a experiência de Angola e a apresentação das suas potencialidades, visita à Zona Económica para que todos os participantes da Cimeira tenham oportunidade de contemplar, in loco, o que Angola está a fazer.

O Fórum da Juventude, sob o tema "A responsabilidade da juventude na sinistralidade rodoviária” terá uma abordagem abrangente, tendo em conta que os problemas de todos os jovens são comuns. O problema dos jovens de África não difere dos outros continentes, as preocupações de emprego e a necessidade de termos a janela de oportunidades depois da formação, são comuns e essa juventude precisa debater e encontrar soluções.

O Fórum das Mulheres, reservado no programa de sexta-feira, vai abordar questões como "a educação de meninas e mulheres como factor de empoderamento e a economia azul: uma via para a sustentabilidade e a resiliência das comunidades”.