Quem é Quem

Georges Rebelo Pinto Chikoti

Secretário Geral do Organização da África, Caribe e Estados do Pacífico

Local e data de nascimento: Huambo, 16 de Junho de 1955

Nacionalidade: Angolano

Conjugal Situação: Casado

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Georges Rebelo Pinto Chikoti dedicou quase 30 anos da sua carreira profissional à diplomacia e às relações internacionais, num ambiente global particularmente complexo e difícil para Angola, então jovem Estado independente.

Essa longa experiência permitiu-lhe aprimorar suas habilidades de negociação e diálogo. A sua ação, know-how, empenho inabalável e dedicação tiveram um impacto significativo na democracia em Angola e levaram ao reconhecimento internacional de Angola como um ator importante na conquista da estabilidade política em África e no mundo.

A sua liderança é reconhecida a nível nacional e internacional. A sua experiência em gestão de crises permitiu-lhe cumprir com sucesso a sua missão na Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (ICGLR), onde presidiu ao Comité Interministerial.

Em março de 2016, o Sr. Chikoti presidiu o Debate Público do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre “Manutenção da Paz e Segurança Internacional: Prevenção e Resolução de Conflitos na Região dos Grandes Lagos”.

Em julho de 2017, ele atuou como Presidente do Comitê de Desenvolvimento da África Austral Comunidade (SADC) Órgão responsável pela Política, Defesa e Segurança.

Desde 1993 e há quase 25 anos, tem participado em todas as sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, e do Conselho Executivo (Conselho de Ministros), bem como nas sessões de Cimeira da Organização da Unidade Africana (OUA)/agora Conselho Africano União (UA).

A nível regional, o Sr. Chikoti tem participado activamente nas principais reuniões ministeriais e de cimeiras da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS), sendo também um defensor destas instituições no nível internacional.

Em 2013, representou a República de Angola na Cimeira do BRICS em Durban, África do Sul, durante a qual foi definida a parceria estratégica entre a Nova Parceria para o Desenvolvimento em África (NEPAD) e os Estados Membros do BRICS.

Durante o mesmo ano, o Sr. Chikoti liderou a Delegação Angolana na 5ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento em África (TICAD). Em 2018, foi nomeado membro da Equipe de Facilitadores do processo de Diálogo Político no Sudão do Sul.

During his tenure as Deputy Minister and as Minister of Foreign Affairs, Angola was twice elected a non-permanent member of the United Nations Security Council (2003-2004; 2015-2016).

Durante esses períodos, atuou como porta-voz regional para a Paz e Segurança na África, ao mesmo tempo em que promoveu a agenda africana em nível internacional.

O Sr. Chikoti fala português, francês e inglês fluentemente, e tem um bom entendimento de espanhol e suaíli.

Seus hobbies incluem futebol, leitura, artes e cultura.

 

CARREIRA PROFISSIONAL

2020- Secretário-Geral da Organização dos Estados da África, Caribe e Pacífico.

2018-2020 Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola junto do Reino da Bélgica, Grão-Ducado do Luxemburgo e Chefe de Missão junto da União Europeia.

2010-2017 Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Angola.

2008-2010 Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República de Angola Encarregado da Cooperação.

1991-2008 Vice-Minister of External Relations of the Republic of Angola in Charge of International Organisations.

1989-1991 Professor Assistente do Instituto de Desenvolvimento e Relações Internacionais da Universidade de Ottawa – Canadá.

1988-1989 Diretor do Imperial Bank of Commerce of Canada.

 

EDUCAÇÃO

1985-1986 Doctoral Studies – Université de Paris XII Créteil – Val de Marne –France.

1983-1985 Master of Geography – University of Abidjan – Ivory Coast.

1978-1983 Bachelor of History and Geography – University of Abidjan – Ivory Coast.

1978 Baccalaureate – Lycée Classique d’Abidjan – Ivory Coast.

1965-1975 Primary and secondary Education – Masala Secondary School – Ndola –Zambia.